domingo, 9 de julho de 2017

Lições sobre dinheiro

Agora a Ana está se interessando por levar dinheiro para a cantina da escola. Ela fez a primeira compra, que eu acho que foi um suco de caixinha. O troco veio para casa lacrado em um envelope da escola.

Compramos para ela umas notas de dinheiro de brinquedo e uma carteira. As notas são muito bem feitas e quase se confundem com as de verdade, mas têm a inscrição "sem valor". Aproveitei para explicar que para comprar tudo o que ela quer precisa trabalhar e ganhar muito dinheiro. Estava explicando que os trabalhos onde se ganha mais dinheiro são aqueles mais difíceis. Perguntei: o que é mais difícil, construir um avião ou fazer um sapato? ao que ela respondeu avião. Então eu disse: quem trabalha fazendo avião ganha mais dinheiro do que quem faz sapato. Então você tem que estudar para saber fazer coisas difíceis.

Como ela está querendo mudar para uma casa maior, explicamos que comprar uma casa custa muito dinheiro. Daí perguntamos: o que custa mais, uma casa ou um carro? E ela respondeu a casa. Perguntei em seguida: um carro ou uma televisão, o que custa mais? e ela respondeu a televisão...

Isto me lembra quando a vovó deu 50 reais de presente de páscoa e a Ana quis logo de cara comprar um pacote de bala no mercado. A gente explicou que assim ela teria menos dinheiro para comprar o presente e ela disse que tudo bem. Então nas lojas Americanas ela gostou de um brinquedo que custava justo 50 reais e eu disse: "você tinha o dinheiro e poderia comprar, mas agora que gastou um pouco com a bala, não tem mais dinheiro suficiente. Sinto muito."
Mamãe ficou com pena e quis emprestar o dinheiro para ela para poder comprar o que queria. Lógico que não concordei. Mamãe... logo cedo ensinando às crianças como se endividar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário